ENSINO FUNDAMENTAL

O Colégio Educativo em sua trajetória de promover e aperfeiçoar o conhecimento educacional, tem como princípio preparar seus educandos para se tornarem pessoas dignas no seio da sociedade e poder exercer de fato e de direito a sua cidadania, alicerçando-os num futuro promissor como pessoas capacitadas pata atender seus vínculos de trabalho, levando em questão não somente a qualificação educacional, mas também o equilíbrio e a harmonia das dimensões cognitiva, física, psíquica e social do indivíduo, ou seja, suas aptidões, tem como referência primordial e fins de educação os fundamentos contidos nos artigos 2º e 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9394/96, norteadoras dos trabalhos de gestão administrativa e pedagógica desta entidade educacional, conforme diretrizes a seguir:

• Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento a Arte e o saber;
  • Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas;
  • Respeito à liberdade e respeito à tolerância;
  • Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
  • Valorização do profissional da educação escolar;
  • Gestão democrática na formação desta proposta e demais assuntos correlatos;
  • Garantia de qualificação e aperfeiçoamento contínuo no trabalho;
  • Valorização da experiência extraescolar;
  • Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
  • Consideração com a diversidade étnico-racial.

Considerando todos esses fundamentos, esta instituição, oferece aos seus alunos uma instalação física com equipamentos adequados aos trabalhos escolares em níveis propícios aos padrões requeridos de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Resoluções do Conselho Estadual de Educação do Estado de Sergipe – CEE/SE, vigente no país.

Os pressupostos teórico-metodológico desta instituição de ensino estão direcionados aos fundamentos pedagógicos da escola sócio-interacionista, firmando uma estrutura de ensino voltado para a aprendizagem com foco na interação. A aprendizagem acontece em contextos históricos, sociais e culturais. Assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial. O conhecimento adquirido privilegia as habilidades e as competências pré-existentes na criança, voltadas à curiosidade e ao questionamento, e no sujeito com valores, identidade, particularidades próprias e em desenvolvimento, próprios da adolescência. O conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera o professor age como mediador preocupando-se em contemplar essas diversidades através de práticas diferenciadas, incentivando e potencializando a inclusão do estudante e ao seu aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula – não como o detentor e o transmissor de conhecimento, mas como mediador e estimulador da aprendizagem, incentivando a curiosidade e a vontade de aprender. Também correlacionam os aspectos interdisciplinares e transversais em sala de aula.

Evidencia as regras de convivência educacional de acordo com o regimento escolar desta instituição, estabelecendo os princípios que regulam os valores de igualdade, participação, inovação e democratização do ensino, revelando a qualidade de nossos trabalhos escolares.

Ao nosso currículo e a nossa proposta será incorporado ao Ensino Fundamental temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, de forma transversal e integradora, temáticas que serão contempladas em habilidades dos componentes curriculares de forma contextualizada.

A Base Nacional Comum Curricular, considerou-se competência como sendo a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Em nossa escola as Competências Gerais: Conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania, serão trabalhadas e mantidas as mesmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, mas se desdobrarão ao longo de cada uma dessas etapas da educação para adequarem-se às particularidades de cada fase do desenvolvimento dos estudantes. No Ensino Fundamental, as Competências Gerais estão presentes em unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades a serem trabalhadas dentro de cada área do conhecimento e componentes curriculares específicos.

Por meio da orientação por competências, o aluno é convidado a deixar sua posição na rotina da sala de aula para ir muito além de compreender conceitos, e propor, testar soluções em situações verdadeiras, conectadas à sua realidade local. De forma que ele seja capaz de construir e expor argumentos, expressando seus princípios e valores.

Compreendem as disciplinas do Ensino Fundamental de 1º ao 9º Ano, conforme abaixo:

Base Nacional Comum:

Linguagens: Português; Arte; Educação Física; Língua Estrangeira Moderna –Inglês;

Ciências da Natureza: Ciências.

Ciências Humanas: Geografia; História.

Parte Diversificada:

Ensino Fundamental, do 1º ao 5º- Língua Estrangeira Moderna –Inglês e do 6º ao 9º Redação.